segunda-feira, 29 de junho de 2009

MEDITAÇÃO (Seja um Jardim Regado)

Leia Isaías 58. 6-12

Um jardim florescente, luxuriante e florido é, para muitos, o sinal de um "lar"; é um sinal de que estivemos ali tempo suficientes para que as coisas crescessem; que o ciclo de vida nas estações está acontecendo. Que imagem estimulante para os hebreus que estiveram distantes por tanto tempo! Como suas vidas refletiram esta imagem?

O profeta conclama o povo a comportamentos bastante pragmáticos como forma de florir: soltar os grilhões da injustiça, repartir o pão e a casa com os famintos e desabrigados, acabar com as acusações e a culpa. Se os hebreus fizerem essas coisas, diz o profeta, "O Senhor... fartará a tua alma até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos" e "serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam".


Ser um jardim bem-regado do Espírito é ser um ativista, não de ritos religiosos, mas de ações e palavras de justiça e misericórdia. Ter regados os nossos lugares áridos é olhar ao redor do nosso local de trabalho e mudar o sistema que discrimina partir da idade, do sexo e da raça. Ter fortalecidos os nossos ossos é sentir a atmosfera em nossos lares e nos recusarmos a apontar a culpa. Ser chamado de reparador de brechas e restaurador de veredas é alimentar e confortar as pessoas que estão no nosso círculo de visão e oportunidade famintas e miseráveis, seja por necessidade física ou espiritual. E no campo virtual você pode fazer isso, criar um jardim gracioso.

Meditação: Imagine-se a si mesmo como um jardim regado. Quais as ações que você precisa praticar para cuidar deste jardim?

Nenhum comentário: